Homenagem póstuma

No início de nossas vidas nos deparamos que o vento sopra a nosso

favor, para o nosso lado.

Ficamos no colo dos pais e escutamos inúmeros elogios,

-Que bonitinho! Como está grande!

Iniciamos a escola e ganhamos um monte de coleginhas para brincar, a

professora nos elogia, recebemos nossa deliciosa merenda do estado.

O tempo passa, a adolescência vai, a puberdade chega, com ela aparece

algo mais forte que desabrocha em nosso peito, o primeiro romance, o

primeiro beijo.

Por conseqüência outros romances não menos prazerosos até acharmos

nossa cara metade.

Daí para frente só alegria e felicidade.

Até que um belo dia nos perguntamos, meu Deus, será que tudo isto tem um preço?



E acabamos descobrindo que sim tem um preço a ser pago.

Assistimos nossos familiares mais velhos nos abandonando, isso é

natural, a própria lei da vida.

O que não nos conformamos e nunca nos conformaremos é com a perda de amigos.

Isto não está programado em nossas mentes.

Não é algo para acontecer, eu preferiria não assistir nunca o

desaparecimento de nenhum amigo.

Lembro como se fosse hoje, o Ermenegildo driblando no campinho perto

de casa e fazendo vários gols.

Claro, eu jogava de goleiro e ficava “P” da vida, mas ele era bom nisso.

Tinha uma irmã, a Totonha, que era uma diva, eu vivia louco atrás dela.

Só que ele me afastava, dizia que não a merecia.



O Tiburcio tinha um coração que não cabia em seu peito, fazia qualquer

sacrifício para me agradar.

Daqueles que tira o próprio cobertor e te cobrir para vc não passar frio.

(É uma força de expressão, nunca dormimos juntos)

O problema dele é que sempre andava duro, tinha que pagar a ele os

ingressos do cinema, o cigarro e algumas biritas.

Mas pela sua simpatia e dedicação, ele fazia por merecer.

O melhor da historia que ele tinha dinheiro, só não gostava de gastar.

Tal vez era um teste para descobrir se os amigos gostavam dele.



E não é que um fim de ano, os pais deles, que eram grandes amigos,

prometeram se passassem de ano, uma viagem a Lisboa para visitar seus

tios.

Sim, foi o cumprimento de uma promessa que levaram os dois a viajarem juntos.

Em dezembro de 1970 no Aeroporto Internacional de Carrasco os dois

amigos queridos de toda minha vida se embarcaram no vôo 171 da

Pan-América com destino a Lisboa.

Com alegria e tristeza ao mesmo tempo, os fui despedir.

Longos sorrisos e gargalhadas para esconder verdadeiras lágrimas.

E aos poucos o monstro de alumínio fez a sua taxiada e levantou o seu

bico com rumo ao espaço no meio dum barulho ensurdecedor.

Vão sim, mais voltem meus amigos!!!!



Já no ar, passado alguns minutos o Ermenegildo, ou Erme como

carinhosamente o chamávamos, me liga para conversar um pouco.

-E ai mermão, já ta com saudades da gente?

-Oh Erme, e ai? Ta tudo enrriba?

-Ta meu caro, tamos perto do céu, hahaha

-Já paquerou a aeromoça? São bonitas?

-Sim, lindas, só que não querem sentar perto da gente nem aceitam um drink.

-E o Tiburcio ta gostando?

-Nossa o Tibu não dá nem pra falar, está com a boca cheia de sanduba, hehehe

-Não esqueçam do Vinho do Porto que me prometeram!!!

-Pô deixar, te trago sim junto com uma linda portuga também, hahahaha



Nessas, escuto o Tiburcio, já falando em viva voz, -Oh Erme, ta uma

fumaça maluca aqui nos motores!!

-Hahahahahaha, vê se não soltou uma assa também!!!!!!

-Não, tou falando serio, olha essa chaminé!!!!

Ai eu brinquei com eles, -Tibu, vê se a fumaça é preta tem que

comunicar a Cetesb, haha, e se for branca é que estão fritando um bife

procêis ai!

Abre a janela para sair a fumaça e olha embaixo do assento se tem

algum extintor, hahaha.



Mas a coisa mudou de rumo quando nós todos escutamos a voz do

comandante fazendo uma advertência.

Foi quando percebi que não era uma simples brincadeira.



-Senhores passageiros, quem vos fala é o comandante.

-Peço a vossa atenção, para vocês olharem para o lado direito, e verão

os motores do jato pegando fogo.

Todo mundo tremeu na base, ninguém imaginava a gravidade do caso.

E ele continuo falando:

-Se olharem para o lado esquerdo do avião também os motores estão pegando fogo.

Agora se olharem para baixo, no meio desse mar azul verão uma

manchinha cor laranja.

É um pequeno bote salva-vidas.

E eu estou lá dentro falando por radio com vocês.



Pronto, foi o começo do fim.

Logo depois só escutei o PA-PUUUUUUUMMMMMM

E um longo SPLASSSSSHHHHHH!!!

Estava tudo acabado, passageiros, tripulação.

Meus amigos agora sentados do lado do Senhor, acompanhados dos anjos.



Ermenegildo seu desgraçado!!! Porque vc não deixou namorar sua irmã?????

Tiburcio seu nojento, porque vc sempre andava duro????????

VÃO PRO INFERNO VOCÊIS DOIS!!!!!!!!!!!

Haaaaa, haaaaaa não, não, não!!!

Não vão não manos, fiquem no colo de Deus.

Ainda iremos nos encontrar!!!!!!